fbpx

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) foi quem cunhou a expressão “tempos líquidos” para se referir ao estado da modernidade tal como ela se apresenta no século XXI. Enquanto alguns acreditam que vivenciamos uma “pós-modernidade”, Bauman defendia que ainda vivemos na modernidade, porém em seu estado líquido.

Não temos mais as mesmas certezas, segurança e confiança, seja no indivíduo, seja na humanidade e no progresso do mundo tal como se viu na modernidade no século XIX, mas que começou a entrar em colapso ao longo do século XX.

Nesse segundo Seminário Temático de 2019, além dos estudantes de teologia, o convite é estendido também para a comunidade londrinense. Um convite para debater as implicações dessas ideias de Bauman para o pastorado nos dias de hoje, daí o tema “O pastorado em tempos líquidos”. O que significa desenvolver um ministério pastoral em tempos líquidos? De que formas de pastorado estamos falando e para que tipo de público? Como é ser uma comunidade cristã em tempos líquidos? E, associado a isso, de que modo podemos viver melhor em meio a uma sociedade marcada não apenas pela fragilidade de relacionamentos e laços, mas também, como observou o filósofo germano-coreano Byung-Chul Han, pelo “cansaço”, que é fruto das pressões pelo desempenho e o sucesso? Essas são algumas das questões a serem debatidas nesses dois dias de palestras. 

O tema "O Pastorado em tempos líquidos" foi uma escolha dos próprios alunos em pesquisa de opinião realizada no Seminário Temático I, em abril de 2019 e será abordado em três palestras distintas. O professor convidado da pós-graduação, Pr. Daniel Leite Guanaes de Miranda fará a palestra de abertura no dia 5 de junho: "O PASTOR COMO COMUNICADOR EM TEMPOS LÍQUIDOS". No dia 6, serão dois momentos: Prof. Ênio Caldeira Pinto falará sobre "NO LIMIAR ENTRE O DESEMPENHO E O CANSAÇO", seguido dos comunicadores, Kelen Franco e Paulo Franco com a palestra: "UMA COMUNIDADE EM TEMPOS LÍQUIDOS: ENTRE FRACASSOS E SUPERAÇÃO".

O evento é gratuito, mas, os estudantes devem fazer a inscrição social pelo site da Coordenadoria de Extensão e doar um livro (à sua escolha) para o Projeto Feira do Livro, que está sendo promovido pelo Diretório Acadêmico da FTSA. Não haverá transmissão ao vivo, mas, estudantes da Teologia Online poderão acessar o evento gravado e publicado posteriormente.

 

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II: O PASTORADO EM TEMPOS LÍQUIDOS
Dias 5 e 6/junho a partir das 19 horas no Salão de Eventos da FTSA

Palestra 1: O PASTOR COMO COMUNICADOR EM TEMPOS LÍQUIDOS
Palestrante: Daniel Leite Guanaes de Miranda
Objetivo: Apresentar a função do pastor como comunicador em tempos líquidos
Mediador: Jonathan de Menezes

Palestra 2: NO LIMIAR ENTRE O DESEMPENHO E O CANSAÇO
Palestrante: Ênio Caldeira Pinto
Objetivo: Demonstrar as possibilidades de pastorado na atual sociedade de desempenho, esboçada por Byung-Chul Han

Palestra 3: UMA COMUNIDADE EM TEMPOS LÍQUIDOS: ENTRE FRACASSOS E SUPERAÇÃO
Palestrante: Kelen Franco Zemuner Deggau e Paulo Wesley Deggau

Objetivo: Situar os temas do fracasso e da superação em comunidades cujo contexto seja o de tempos líquidos
Mediador: Mariana Eugenio Schietti