O novo mote da Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA “O tempo que Deus te chama é agora”, usado na Campanha de Vestibular 2019 dos cursos de Graduação em Teologia Presencial e Online, traz uma oportunidade de reflexão àqueles que sentem o desejo de aprender mais sobre Deus, Sua missão e o chamado que Ele tem para cada cristão. O tempo presente é “o agora” em que todos nós precisamos não somente avaliar nosso chamado, mas também exercê-lo com eficiência.

Confira no texto do Prof. Dr. Jorge Henrique Barro, diretor acadêmico da FTSA, uma abordagem sobre o tema. Saiba como você pode discernir seu chamado específico e como a FTSA pode ser um instrumento de descobertas e capacitação para que você alcance êxito na hora de colocá-lo em prática.

 

O TEMPO QUE DEUS TE CHAMA É AGORA

Todo cristão tem um duplo chamado assim como uma dupla cidadania (terrestre-celeste).

Duplo chamado porque todos somos chamados, em Cristo e no poder do Espírito Santo, para servir a Deus e sua missão no mundo. Esse é o chamado comum que todos tem: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17:18; ver também 20:21). Quer um discípulo queira ou não (e é melhor que queira, pois isso demonstra obediência), é chamado/vocacionado para ser um instrumento da missão de Deus no mundo!

Dentro do chamado comum cada pessoa tem o chamado específico. É o chamado a um tipo de ministério (serviço) que tem exigências únicas para a vida de cada servo e serva de Deus, e esse não deve ser buscado sem oração, conselho e exame espiritual. Diferentemente de Paulo, o apóstolo João não plantou igrejas. Alguns dos apóstolos escreveram o Evangelho, enquanto outros não. Alguns foram sacerdotes, outros profetas. Alguns foram mestres, enquanto outros apóstolos.

O conceito do chamado por vezes é mal compreendido na comunidade cristã. A oportunidade de compreender o chamado de Deus na vida de um cristão pode às vezes ser confundida com sonhos e ambições pessoais. O chamado não é algo que criamos, é algo que Deus coloca dentro de nós, mas claro, sem desprezar nossos sentimentos e emoções.

Veja como o duplo chamado é claro na visão de Paulo: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo” (Rm 1:1). Antes de ser apóstolo (chamado específico) é servo (chamado comum).

O chamado é mais que um destino; é uma jornada. Isso exige compromisso para seguir em frente e fé para não desistir.

Deus já te chamou para ser um servo(a) dele a serviço de sua missão no mundo! Que isso fique muito claro para você. Ninguém precisa perguntar: - “será que Deus quer que eu o sirva em missão?”

Como Deus te chama para ser um instrumento de Sua missão no mundo, cabe a você discernir o tipo de serviço, que também chamamos de ministério, com o qual o Espírito Santo usará sua vida para a glória de Deus.

Enquanto o chamado comum a todos é claro e imutável, o específico nem sempre! Esse chamado pode ser um processo. Existem pessoas que chegam na FTSA totalmente certas sobre o que Deus as chama para fazer; outras com algumas indicações; no entanto, uma boa parte não tem ideia alguma. Existem aqueles que chegam certos de que serão missionários na África e Deus os envia para as periferias de suas próprias cidades. Há quem pense que será futuro mestre e torna-se plantador de igreja. Mais do que certezas em relação ao chamado específico, Deus requer obediência, santidade e disponibilidade.

E é aqui que entra a FTSA! Quem somos nós? Um instrumento de Deus para te ajudar a discernir seu chamado específico e te capacitar para servir a Deus!

Preste atenção aos desejos e anseios que Deus tem colocado em seu coração. Seu coração “arde” para fazer o que? Quando alguém fala, quando você escuta uma palestra, assiste um filme, lê um livro, alguém faz uma oração, ao passar os olhos em um post no Facebook, recebeu uma dessas mensagem mecânicas no WhatsApp... e tudo fica ecoando: “vou te usar como no meio universitário, entre os pobres, no cuidado de crianças em situação de risco, ou entre os povos imigrantes do mundo, ou...

Qual é o trabalho que você mais se sente atraído e compelido a fazer? Em outras palavras, quais são as áreas de interesse irresistível na sua vida? Preste muita atenção nisso! Preste atenção para você. Isso mesmo, o chamado é para e para é sempre para além de você! Lembrando sempre “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13).

Ouça com interesse e discernimento os conselhos e encorajamentos de líderes cristãos, pais, pastores e membros da igreja. Deus colocou as pessoas na igreja e em nossas vidas para nos ajudar a aprender mais sobre Ele, Seus caminhos e Seu plano para nossas vidas.

Uma coisa é certa: O TEMPO QUE DEUS TE CHAMA É AGORA!

E por que agora? Porque é agora que Deus quer transformar vidas! “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1 Ts. 5:24). Deus te chama para servi-Lo! Seja fiel! Nós, da FTSA, estamos preparados e prontos para te ajudar nessa jornada!

Certa vez um jovem, com 20 anos, ouviu um pastor dizendo isso em um culto: - “Se hoje tem alguém aqui que se sente vocacionado para servir a Deus como pastor, fique em pé e vou orar por isso”. Esse rapaz prontamente se colocou em pé, achando que muitos fariam o mesmo. Olhou para todos os lados e percebeu que era só ele mesmo. Imediatamente sentou, morrendo de vergonha. Mas o pastor já tinha visto e de lá do púlpito disse: - “Filho, eu te vi e o Senhor também. Pelo jeito é com você que Deus está tratando hoje. Volte a ficar em pé que eu vou orar por você”. O jovem, trêmulo, se pôs em pé e o pastor consagrou sua vida ao serviço específico do ministério pastoral (chamado específico). Hoje, esse jovem tem 56 anos, é pastor presbiteriano há 30 anos, um dos fundadores da FTSA, e quem escreve esse incentivo para você!

Jorge Henrique Barro
Diretor da FTSA