fbpx
 
 

Natal e Ano Novo são datas especiais em que todos querem comemorar com a família. Para que isso aconteça as pessoas planejam com antecedência na casa de quem se fará a ceia, quem viaja compra passagens meses antes, revisa o carro,

compra roupas novas, etc. Ver os parentes é sempre um momento prazeroso que essas datas especiais proporcionam.

Há um outro aspecto que o Natal proporciona, também em família.

Quando o anjo do Senhor encontra com os pastores no campo ele anuncia que a boa nova de alegria que está trazendo não se restringe ao grupo, mas a todo o povo. Os comentaristas concordam que povo aqui se refere a todo o Israel. Todavia, pelo contexto das Escrituras nós sabemos que Jesus Cristo nasceu para salvar as nações, ou seja os povos de todos os lugares e não somente Israel.

O Natal de Cristo, em outras palavras - o nascimento de Cristo - proporciona uma bênção antes impossível: a inclusão na família de Deus. Temos hoje irmãos e irmãs de todas as partes do mundo. Na linguagem do Apocalipse temos gente que procede de toda tribo, língua, povo e nação (5.9). O Natal foi de fato a derrubada da inimizade e do ódio entre os povos. Em Cristo, temos um referencial comum e nele as nossas rixas particulares não tem mais razão de ser.

Quando eu olho para minha vida e posso recordar as pessoas que Deus me deu o privilégio de conhecer eu só posso agradecer pelo Natal. Conheci gente de muitos lugares e de quase todos os continentes. Deus me deu irmãos e irmãs para eu amar e ser amado. Por isso, o Natal não é somente uma celebração da minha família nuclear, mas sim uma celebração da minha grande e extensa família da fé.

O mais extraordinário disso tudo é que ainda há lugar na mesa dessa grande família. Enquanto estamos por aqui temos que abrir as portas da casa de Deus para que outros entrem. Vale a pena recordar as palavras de Billy Graham: “A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores”.

Antonio Carlos Barro
Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary(California/EUA)
Fundador da FTSA e atual Diretor Geral da FTSA
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.