Ano Novo, vida nova?

Viva 2021
5 de janeiro de 2021

Ano Novo, vida nova?

Como é bom começarmos um novo ano! As esperanças e oportunidades são renovadas, dando espaço para repensarmos e ajustarmos nossos passos, de modo que nossos objetivos sejam alcançados. Porém, é tão frequente iniciarmos o ano com resoluções semelhantes aos anos anteriores, percebendo que não saímos do lugar. A intenção de mudar existe, mas, a concretização destas transformações, nem sempre. Mas por que mudar é tão difícil?

Nosso cérebro está acostumado a determinados padrões e, quando tentamos implementar algo novo, ele reage como forma de proteção, resistindo às mudanças. É necessário treinamento e persistência até que uma nova aprendizagem seja consolidada. Isso demanda tempo, paciência e muito investimento, mas é perfeitamente possível.

Nossas aprendizagens familiares também podem contribuir para que permaneçamos na estagnação, afinal determinados comportamentos são repetidos de geração a geração, por séculos. Romper com determinados padrões pode significar deslealdade às nossas origens, por isso a diferenciação é um processo longo e complexo.

Como percebemos, mudar é difícil, complexo, exige constância e persistência. Por isso muitas resoluções de ano novo continuam se repetindo, ano após ano, sem que sejam realizadas. Que tal traçarmos um caminho diferente este ano? Estamos iniciando um ano, cheio de oportunidades! Para que elas aconteçam, precisamos cuidar de nossa mente. Mas como?

Você já buscou ajuda de um profissional para te auxiliar quando se sente estagnado? Tem priorizado sua saúde emocional, evitando a auto sabotagem? Já experimentou caminhar com alguém que te ouça e te ajude a compreender as razões de determinados comportamentos?

Neste mês, é realizada a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de priorizarmos nossa saúde emocional e mental. A ideia faz analogia às oportunidades que temos de reescrever nossa história numa folha que está em branco.

E se você é um profissional da área de saúde mental e deseja se aprofundar na compreensão da mente humana e do cérebro, oferecemos o curso de Neurociências Relacional. Se o seu interesse é expandir este entendimento, por meio de módulos teóricos e práticos, que te instrumentalizarão para realizar avaliações, oferecemos o curso de Especialização em Neuropsicologia. E, caso queira compreender as influências familiares em determinados padrões de comportamentos, bem como questões conjugais e intergeracionais, temos o curso de Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família.

Escreva sua história a partir de hoje, independentemente do que ficou para trás! Será um privilégio caminharmos com você neste processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *