Comunicado | Covid-19

FTSA e as ações em tempo de coronavírus

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Faculdade Teológica Sul Americana vem acompanhando as notícias sobre a disseminação da COVID-19 e seguindo as orientações de autoridades e especialistas quanto às ações preventivas para minimizar o risco de contaminação.

Considerando que, algumas mudanças geram maior impacto nos cursos e atividades presenciais, a FTSA agiu rápido e criou um plano de suporte, visando atender às necessidades dos seus alunos(as) da melhor maneira possível. Confira a seguir algumas ações adotadas pela FTSA para proteger você e a todos nós:

 

Quais decisões foram incialmente estabelecidas?
Por meio da gerência do Conselho Gestor da FTSA, todas as atividades presenciais foram canceladas sem prazo determinado, como aulas presenciais de graduação, pós-graduação, e de cursos do Instituto da Família. Preocupada também com a comunidade local, que geralmente participa de nossos eventos, a instituição resolveu cancelar encontros presenciais, como eventos e workshops etc.

Atualmente, as condições sanitárias de Londrina, com uma alta taxa de ocupação dos leitos da enfermaria e dos leitos COVID no SUS e a atual restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas reforça a cautela que a faculdade já vem tomando desde o início da pandemia. Condições semelhantes ocorrem em outras cidades no Paraná e São Paulo (de onde mais temos alunos). A situação que estamos vivendo ainda inspira muitos cuidados e responsabilidade. A FTSA está acompanhando a situação da evolução da pandemia e aloca o seu compromisso de preservar a integridade física e a saúde de seus colaboradores e alunos acima de tudo.

 

Quais ações preventivas foram adotadas?
A FTSA enviou comunicados a toda comunidade interna e externa, com o objetivo de informar e orientar da necessidade de evitar aglomerações de pessoas e conscientizar a todos sobre os cuidados e higienização. Assim também, toda a equipe foi orientada para realizar o trabalho em sistema home-office, protegendo, especialmente, aqueles do grupo de risco.


Como está ocorrendo o funcionamento da faculdade?

Embora estejamos ausentes fisicamente no campus da FTSA, as atividades da instituição permanecem funcionando normalmente. Inscrições e matrículas para os cursos, vestibular, aulas online, acompanhamento dos tutores etc., continuam sem nenhuma interferência.


E quanto ao atendimento da Secretaria?

A Secretaria continua atendendo normalmente a toda demanda da comunidade acadêmica via e-mail (secretaria.academica@ftsa.edu.br). No caso de alguma necessidade urgente (como retirada de documentos), o atendimento presencial deve ser agendado com a Secretaria. Se o caso for entregar documentos, a pessoa pode deixar na Portaria.


Quais outros canais posso utilizar para falar com a FTSA?

Lembramos que para cada curso, você tem o coordenador(a) à sua disposição.

Fale, preferencialmente, pelos e-mails diretos com cada setor:
Instituto da Família: ifamilia@ftsa.edu.br
Departamento Financeiro: financeiro@ftsa.edu.br

Secretaria: secretaria.academica@ftsa.edu.br

Graduação Online: online@ftsa.edu.br
Graduação Presencial: jonathan@ftsa.edu.br
Pós-graduação Online: pos.online@ftsa.edu.br
Pós-graduação Presencial: pos.graduacao@ftsa.edu.br
Mestrado Profissional: mestrado@ftsa.edu.br
Coordenadoria de Extensão: extensao@ftsa.edu.br
Instituto Rede: redeonline@ftsa.edu.br

 

E quanto as aulas dos cursos presenciais?
A faculdade está seguindo as regulamentações do MEC, que permitem a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, quando há condições sanitárias locais que tragam riscos à segurança das atividades letivas presenciais. Sendo assim, as aulas dos cursos presenciais (graduação, pós-graduação e Instituto da Família) estão sendo administradas ao vivo no sistema online. Ou seja, os alunos(as) continuam recebendo o conteúdo diretamente do professor, permitindo que haja interação e avaliação do aprendizado.

 

Tenho dificuldade com a tecnologia, o que devo fazer?
O aluno(a) que encontrar alguma dificuldade para acessar as aulas online, deve abrir um chamado junto à Secretaria que, então, fará o atendimento ou encaminhamento à equipe de suporte. Para situações que envolvem o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante pode contactar diretamente a sua coordenação no que se refere ao conteúdo e a secretaria no que se refere ao acesso (login e senha).


Como fica o calendário acadêmico?

Embora eventos e atividades presenciais tenham sido cancelados, a FTSA está trabalhando para manter o calendário letivo em dia. Lembrando que para o Curso Online nada mudou, enquanto alunos(as) do Curso Presencial estão recebendo orientações das atividades levadas ao ambiente virtual.


E a minha formatura agendada para este ano?

Em função da quarentena, as cerimônias de formatura estão sendo realizadas de forma online. A FTSA aguarda uma posição das autoridades em relação aos eventos com grande aglomeração de pessoas para a definição de uma nova data. Assim que tivermos a agenda estabelecida para o segundo semestre, enviaremos comunicado a todos os formandos.


Como ficam os encontros dos cursos de Pós-graduação e Mestrado Presencial?

Os cursos do Instituto da Família, da Pós-graduação Presencial e Mestrado Profissional da FTSA, terão as suas aulas ministradas ao vivo no sistema online até que a situação se normalize. Os alunos(as) estão sendo orientados a respeito da plataforma de estudo, do acesso, dia e hora dos encontros virtuais.


A Biblioteca está funcionando?

A Biblioteca da FTSA está fechada para visitação. O aluno(a) que necessitar a retirada ou entrega de livros, deve fazer agendamento por e-mail – biblioteca@ftsa.edu.br

Para ajudar neste momento de quarentena, a FTSA por meio de sua equipe também está produzindo conteúdo que leve à reflexão, como artigos, eventos online e outros. Todo este material pode ser acessado em nosso site [www.ftsa.edu.br/ifamilia] e nossas redes sociais [facebook.com/ifamilia.ftsa] e [instagram.com/ifamilia.ftsa]. Confira alguns produzidos pelo Instituto da Família FTSA:

 

LIVES e WEBINARS (Acompanhe nas segundas-feiras)

  • Marcos Liboni(psiquiatra): Reações psíquicas comportamentais frente à pandemia (com/ifamilia.ftsa)
  • Anadir Oliari(psicóloga): A atuação do psicólogo e as mídias digitais: Uma mudança de paradigma (com/ifamilia.ftsa)
  • Iara Monteiro de Castro(psicóloga): A fadiga na pandemia (https://www.youtube.com/user/MidiasFTSA)
  • Renata Machado(psicóloga): O impacto da pandemia em situações de perda e luto [https://www.youtube.com/c/MidiasFTSAlondrina] e [com/ifamilia.ftsa]
  • Marianne Feijó [psicóloga] e Rubens Muzzio (doutor): Escolhas, prioridades e projetos de vida no contexto da pandemia [https://www.youtube.com/c/MidiasFTSAlondrina] e [com/ifamilia.ftsa]
  • Marcos Liboni [psiquiatra]: Estresse e ansiedade gerados pelo distanciamento social: Como retornar à vida comum? [https://www.youtube.com/c/MidiasFTSAlondrina] e [com/ifamilia.ftsa]
  • Rafaela Ribeiro (doutora): Tudo o que você sabe sobre o cérebro é verdade? Desvendando Neuromitos [https://www.youtube.com/c/MidiasFTSAlondrina] e [com/ifamilia.ftsa]
  • Sérgio Rocca (psiquiatra): Juntos na Ilha: O casal, a saúde mental + distância social [https://www.youtube.com/c/MidiasFTSAlondrina] e [com/ifamilia.ftsa]

 

ARTIGOS

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/fadiga-da-pandemia/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/a-vida-nos-pregou-uma-peca/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/quem-eu-quero-ser-durante-a-crise/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/um-intruso-em-nossas-vidas/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/a-maternagem-em-tempo-de-distanciamento-social/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/tempo-do-tempo/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/nao-e-distancia-social-conexao-social/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/crises-que-paralisam-x-crises-que-fortalecem/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/na%cc%83o-ta-facil/

https://ftsa.edu.br/ifamilia/home/o-terapeuta-familiar-e-a-saude-humana-uma-visao-sistemica-e-complexa/

entre outros

 

Em caso de dúvidas, nos procure pelo canal oficial de comunicação, que é o e-mail ifamilia@ftsa.edu.br.

Também estamos disponíveis pelo WhatsApp (43) 99905-3986

 

Estamos desejosos de que esse quadro melhore logo, que a vacinação avance e assim possamos retomar as

aulas presenciais em breve.

 

IARA MONTEIRO DE CASTRO

Coordenadora Geral: Instituto da Família – FTSA

CRP 08/02255 | CRP-PJ 08/00440