História

Comprometidos com a construção do conhecimento, onde a prática faz toda a diferença!

O Instituto da Família com 22 anos de história, a cada ano fortalece seu comprometimento com a construção do conhecimento e a saúde da família e, a cada dia, tem o seu reconhecimento consolidado como referência na especialização, capacitação e formação de profissionais que atuam na relação de ajuda com casais, famílias e grupos, possibilitando um universo relacional melhor e mais saudável.

O Instituto proporciona a vivência e prática necessárias para a capacitação de profissionais através de seus cursos lato sensu e de extensão, contando com um corpo docente altamente qualificado, ministrando temas em sua área de expertise. Possui a Clínica-Escola, com uma estrutura propícia para a prática de atendimento ao casala e à família por meio da Sala de Observação para supervisão ao vivo, com espelho unidirecional e interfone. Esta infraestrutura faz toda a diferença na formação do aluno, contribuindo para sua atuação no consultório e na comunidade.

O Instituto da Família está integrado à FTSA que ocupa um terreno de 32.000 m², sendo 7.800 m2 de área construída. Suas instalações são modernas e acolhedoras, com salas de aulas, centro de eventos e biblioteca, todos climatizados. Nossa biblioteca conta com acervo de 48 mil exemplares, contemplando todas as áreas do conhecimento, com ênfase em Teologia e áreas correlatas, em especial a de terapia de família e afins.

A Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) é uma IES (Instituição de Ensino Superior), cujo reconhecimento foi renovado pelo MEC, através da Portaria nº 201, publicada no Diário Oficial da União em 11/04/2016.  Sendo assim, os cursos tem validade em todo o território nacional, conforme a Resolução RESOLUÇÃO N.º 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018, que estabelece as normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil.

O Instituto da Família – FTSA é afiliado ao Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago (www.ccfhchicago.org) e mantém parceria com o Wheaton College Graduate School (www.wheaton.edu) – EUA para a realização dos Intercâmbios Internacionais.

A FTSA tem registro junto ao CRP – Conselho Regional de Psicologia (www.crppr.org.br) [CRP-PJ 08/00440] e possui o reconhecimento como Instituto Formador em Terapia Familiar, concedido pela ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar (www.abratef.org.br) e APRTF – Associação Paranaense de Terapia Familiar (www.aprtf.com.br).

A FTSA também mantém parceria com a BOOKROOM, livraria física e virtual, terceirizada e especializada nos assuntos dos cursos oferecidos pelo Instituto da Família (www.bookroom.com.br).

Venha fazer parte da nossa história!

Iara Monteiro de Castro
Coordenadora Geral | Instituto da Família – FTSA