O Cuidado da Família - Capacitação | Extensão - EAD

O Curso de Extensão Capacitação: O Cuidado da Família é oferecido na modalidade de EAD (educação a distância), totalmente online e busca proporcionar reflexões acerca da família, sua dinâmica, crises e sofrimentos. Oferece fundamentações teóricas sobre o pensamento sistêmico, ciclo vital da família, transtornos mentais, a família contemporânea, o casal e a intimidade, a família diante da perda e outros assuntos relacionados aos princípios do aconselhamento eficaz e recursos práticos sobre atendimento à famílias.

A duração é de 100 horas ou 120 horas, desenvolvidas em 10 ou 12 meses [módulos] letivos (de acordo com a sua opção). O aluno poderá "montar" o curso, de acordo com sua área de interesse. Tem disciplinas obrigatórias e opcionais, com o objetivo de que cada um escolha os módulos que mais se aproximem de seu objetivo pessoal e profissional. Além das vídeos aulas (totalmente online); há o fornecimento de textos indicados para leitura (não há apostila impressa).

Módulos obrigatórios (55 horas):

  • A família e a teoria sistêmica ou Abordagem teológica da teoria sistêmica (10 horas, cada)
  • Ciclo vital da família (10 horas)
  • Princípios do aconselhamento eficaz (10 horas)
  • O impacto das perdas na família (10 horas)
  • O casal e a intimidade: O fortalecimento das conexões através da vulnerabilidade (15 horas)

Módulos opcionais (45 ou 65 horas):

  • A família contemporânea; novas configurações, crises e demandas (10 horas)
  • Orientação familiar sistêmica na comunidade (10 horas)
  • Aconselhamento de casais: Casamentos bem sucedidos e relacionamentos fracassados (10 horas)
  • A família e os transtornos mentais (05 horas)
  • Aspectos teológicos e sistêmicos na educação dos filhos (05 horas)
  • A família na Bíblia: Aspectos históricos, teológicos e culturais (10 horas)
  • A fé como recurso no aconselhamento familiar (10 horas)
  • Interrupção do ciclo do trauma: Como atender a família com trauma complexo (15 horas)
  • O envelhecimento, o cérebro, seus transtornos e os recursos na terapia familiar (15 horas)

OBS: Acesse a Aba Ementas para conhecer o objetivo de cada disciplina.

DISCIPLINA: A família e a teoria sistêmica

EMENTA: Evolução do pensar sistêmico; Características do pensamento mecanicista e sistêmico; Conceito de sistema, subsistema e suprassistema correlacionado com o conceito de família; Diferenças na postura prática do enfoque circular e linear.


DISCIPLINA: Abordagem teológica da teoria sistêmica

EMENTA: Características do pensamento sistêmico; Diferenças na postura prática do enfoque circular e linear.


DISCIPLINA: Ciclo vital da família

EMENTA: Esta aula abordará as fases do ciclo de vida da família, caracterizando cada fase, bem como as tarefas a serem cumpridas pelos membros das famílias.


DISCIPLINA: Princípios do aconselhamento eficaz

EMENTA: Conceito de Aconselhamento. Diferença ente Aconselhamento e Psicoterapia. Questões éticas no aconselhamento. Introdução ao Aconselhamento de Casais.


DISCIPLINA: O impacto das perdas na família

EMENTA: Nesta disciplina, verifica-se a interface entre a família, a doença, a perda e o luto, bem como algumas formas que o profissional da relação de ajuda pode auxiliar as famílias nesse processo.


DISCIPLINA: O casal e a intimidade: O fortalecimento das conexões através da vulnerabilidade

EMENTA: Esta aula abordará os múltiplos contextos que moldam a forma de perceber a intimidade no contexto familiar, bem como a cultura que a envolve, fornecendo pontos de vista sobre gênero, papéis na família e a intimidade moldando assim as relações. A dinâmica familiar fornece oportunidades e restrições sobre as relações na vida adulta. Especificamente, abordará a definição de intimidade e sexualidade humana em vários contextos culturais, a família e a influência do desenvolvimento sobre a intimidade dos indivíduos, responsáveis pela visão pessoal e como elas impactam o trabalho clínico e proporcionar orientações eficazes e suas intervenções com indivíduos, casais e famílias. Serão abordadas as questões relacional, emocional e física da intimidade nos relacionamentos.


DISCIPLINA: A família contemporânea: Novas configurações, crises e demandas

EMENTA: Esta aula abordará as questões históricas, jurídicas e sociais vividas pela família e suas alterações ao longo do tempo. Terá também como foco questões de divórcio e pertencimento.


DISCIPLINA: Orientação Familiar Sistêmica na Comunidade

EMENTA: Compreensão da família brasileira e sua abordagem sistêmica. Compreensão para intervenções com grupos multifamiliar na comunidade.


DISCIPLINA: Aconselhamento de casais: Casamentos bem-sucedidos e relacionamentos fracassado

EMENTA: Compreensão das diferentes formas de comunicação, verbais e não verbais, com destaque na responsabilidade mútua para a manutenção ou diminuição dos problemas conjugais.


DISCIPLINA: A família e os transtornos mentais

EMENTA: Refletir acerca dos transtornos mentais, seus principais tipos bem como a participação familiar nos tratamentos.


DISCIPLINA: Aspectos teológicos e sistêmicos na educação dos filhos

EMENTA: Esta aula discorrerá a respeito do ciclo vital das famílias com filhos. Tratará a respeito da importância do subsistema conjugal, parental e fraternal, apresentando as principais diferenças entre função paterna e função materna.


DISCIPLINA: Famílias na Bíblia: Aspectos Históricos, Teológicos e Culturais

EMENTA: Equipar o conselheiro familiar a partir de conceitos e valores sobre a família no Antigo e Novo Testamentos, tendo como fundamentação aspectos históricos, teológicos e culturais.


DISCIPLINA: A fé cristã como recurso no aconselhamento familiar

EMENTA: Esta aula abordará a importância da espiritualidade como recurso terapêutico e a influência das crenças cristãs como conteúdo nos padrões familiares.


DISCIPLINA: Interrupção do ciclo do trauma: Como atender a família com trauma complexo

EMENTA: Esta aula será composta de um “Modelo de Força Contextual”, de três estágios, visando a simplificar o trauma complexo: 1: Aprender a criar um contexto de tratamento através da avaliação dos pontos fortes e das vulnerabilidades, criando segurança e enfatizando a importância do reconhecimento. A Sintonia Ética também será enfatizada para que se crie um ambiente onde os clientes não se sintam traumatizados pela terapia. 2: Abordagem de técnicas e intervenções a serem utilizadas em determinados padrões de comportamentos sintomáticos e de sentimentos. 3: Incidirá sobre as formas mais eficazes na consolidação dos ganhos e na prevenção de recaídas.


DISCIPLINA: O envelhecimento, o cérebro, seus transtornos e os recursos na terapia familiar

EMENTA: O modelo desenvolvido por John Rolland sobre As Doenças e os Sistemas Familiares, fornecerá orientações para que se reflita a respeito da interação de diferentes condições psicossociais e neurocognitivas, bem como sua evolução no curso de vida do indivíduo, do casal e da família. Com base em seu novo livro, Dr. Rolland fornece uma abordagem baseada na resiliência, com diretrizes práticas e ilustrações de casos, com o objetivo de maximizar o enfrentamento e a adaptação da família ao longo do tempo. Ele abordará os principais desafios do casal e da família com comprometimento cognitivo leve, moderado ou grave e as demências progressivas, incluindo: problemas de comunicação, sistemas de crença / ressignificando legados multigeracionais, ameaça de futura disfunção neurocognitiva, perda ambígua, capacidade de tomar decisão, alcançando limites e questões relacionadas aos filhos adultos ou cônjuges cuidadores. Ele destacará os principais desafios para os casais, tais como a intimidade, a sexualidade e a reformulação das expectativas e sonhos. Serão fornecidos princípios e diretrizes para ajudar casais e famílias a regularem esses complexos desafios complexos, aprofundando os laços e abrindo novos caminhos para o futuro. Este modelo pode ser aplicado para a triagem de prevenção, para consulta ou avaliação familiar, para o planejamento do tratamento e para a integração da equipe multidisciplinar envolvida.


CORPO DOCENTE CONVIDADO:  


ANADIR LUIZA THOMÉ OLIARI – Mestre em Educação. Especialista em Psicodrama. Pós-Graduada em Terapia Corporal. Formação em Supervisão Clínica em Terapia de Casal e Família no Chicago Center for Family Health - Universidade de Chicago. Atualização em Terapia Familiar no CCFH. Terapeuta de Casal e Família. Psicóloga. CRP 08/0707. Curitiba, PR.

DAVID VAN DYKE PhD, LMFT – Doutor em Desenvolvimento da criança e da família. Terapeuta de Casal e Família. Professor e Coordenador do Mestrado em Terapia de Casal e Família do Wheaton College Graduate School. Professor do Doutorado em Psicologia no Wheaton College Graduate School. Supervisor da prática clínica nos programas de mestrado e doutorado. Presidente da Associação de Terapia de Casal e Família do Estado de Illinois, EUA (2008-2011).  Membro da Associação Americana de Terapia de Casal e Família. Wheaton, Illinois, EUA.

IARA MONTEIRO DE CASTRO – Especialista em Terapia de Casal e Família no Chicago Center for Family Health - Universidade de Chicago. Formação em Supervisão Clínica em Terapia de Casal e Família no CCFH. Especialista em Psicologia Hospitalar - USP e CCFH. Coordenadora Geral do Instituto da Família - FTSA. Psicóloga. CRP 08/02255. Londrina, PR.

JOHN ROLLAND – MD, MPH: Doutor em Psiquiatria pela Yale University. Mestre em Psiquiatria pela Harvard University. Professor de Psiquiatria na Northwestern University Feinberg School of Medicine. Co-Fundador e Co-Diretor Executivo do Chicago Center for Family Health - University of Chicago. Supervisor Aprovado pela American Association of Therapy and Couple and Family (AAMFT). Amplamente reconhecido por seu modelo conceitual e trabalho clínico com casais e famílias que enfrentam sérios problemas de saúde. Seu novo livro é Helping Couples and Families Navigate Illness and Disability: An Integrated Approach (“Ajudando Casais e Famílias a Navegar por Doenças e Incapacidade: Uma Abordagem Integrada”). Outros livros profissionais incluem seu volume de referência, Families, Illness, & Disability: An Integrative Treatment Model (“Famílias, Doença e Deficiência: Um Modelo de Tratamento Integrativo”); e co-autor do livro Individuals, Families and the New Era of Genetics (“Indivíduos, Famílias e a Nova Era da Genética”). Rolland foi Presidente da American Family Therapy Academy (AFTA) e ganhador de inúmeros prêmios, ele é um palestrante e consultor internacional altamente respeitado em abordagens voltadas para a família nestas condições. Chicago, IL, EUA. .

KARLA FERNANDA SUENSON SALES Mestre em Educação.  Especialista em Aconselhamento Familiar. Especialista em Terapia de Casal e Família no Chicago Center for Family Health - Universidade de Chicago. Atualização em Terapia Familiar no CCFH. Atualização em Terapia Familiar no Wheaton College Graduate School. Psicologa. CRP 08/07775. Londrina, PR.

MARIA ANTONIETA MACHADO ROCHA – Especialista em Terapia de Casal e Família. Especialista em Aconselhamento de Casal e Família. Especialista em Periodontia. Atualização em Terapia Familiar no Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago. Atualização em Terapia Familiar no Wheaton College Graduate School. Graduada em Odontologia. Graduada em Teologia. CRO 4339. Londrina – PR.

MARIA RENATA MACHADO VAZ PINTO COELHO – Doutora em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia Social. Especialista em Psicologia. Especialista em Terapia Familiar e do Casal. Pós-graduada em Gerontologia Social. Psicóloga. CRP 06/10661. Bauru, SP.

MARY JO BARRET  –  MSW: Mestre em Serviço Social pela Universidade de Illinois. Mestre em Serviço Social. Diretora Executiva e Co-Fundadora do Centro para a Mudança Contextual. Docente na Universidade de Chicago, no Chicago Center for Family Health e no Instituto da Família da Universidade Northwestern. Escritora, consultora e co-Criadora do Modelo Estágio-Colaborativo (modelo terapêutico de grande sucesso, com aplicação na transformação de vidas afetadas pelo abuso e ou eventos traumáticos). Criadora do Projeto Diálogo da Família (que visa redefinir as relações nas famílias afetadas por abuso e trauma). Renomada especialista, uma das maiores autoridades em violência familiar, incluindo o abuso físico e sexual de crianças, negligência, incesto e abuso praticado pelo cônjuge. Chicago, IL, EUA.

NAMARA DE SOUZA – Mestre em Psicologia. Especialista em Dependência Química. Especialista em Psicodrama. Especialista em Psicologia Clínica Comunitária. Especialista em Administração Hospitalar. Especialista em Psicologia Hospitalar. Pós-Graduada em Formação e Supervisão Psicodramática em Psicoterapia Individual, Família, Casal e Grupos. Psicóloga. CRP 08/296. Londrina, PR.

PRISCILA TOMASIN BIAZIN – Especialista em Aconselhamento Familiar. Especialista em Terapia de Casal e Família. Psicóloga. CRP- 08/16587. Curitiba, PR.

TARITHA MEDA CAETANO GOMES– Mestre em Direito Negocial. Especialista em Direito Civil. Especializanda em Terapia de Casal e Família. Pós-Graduada em Mediação. Atualização em Terapia Familiar no Chicago Center for Family Health - Universidade de Chicago. Advogada. OAB 33393. Psicóloga. CRP 08/18416. Londrina, PR.

WANDER DE LARA PROENÇA – Doutor em História. Mestre em História. Graduado em História. Graduado em Teologia. Londrina, PR.

*sujeito a alterações. A FTSA reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos.

Podem candidatar-se ao curso: Graduados nas áreas: Biológica, Humana, Social e Saúde, bem como estudantes do último ano da graduação*. Profissionais ligados ao “Programa Saúde da Família”, da relação de ajuda e da área teológica. A seleção dos candidatos consiste na análise de Curriculum Vitae (resumido) e Entrevista, podendo ser acrescentados outros critérios.

*Não é obrigatório o diploma de curso superior, mas, imprescindível comprovação do Ensino Médio.


Inscrição: O candidato deverá apresentar cópia do certificado de escolaridade; Curriculum Vitae (resumido), taxa de inscrição (com comprovação de quitação) e demais documentos relacionados na aba INSCRIÇÃO.

Importante: O ambiente virtual da FTSA possui toda segurança de dados e comunicação. O aluno participante deverá ter: Internet com banda larga de alta velocidade, navegador Firefox e programa Adobe Flash Player instalados, bem como webcam e microfone habilitados.

As inscrições para 2020 estão abertas!  

Para se inscrever, o candidato precisa:


Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO para a seleção: clique aqui
Efetuar o pagamento da taxa da inscrição para a seleção:

  • Um boleto bancário no valor de R$ 145,00 será gerado automaticamente ao preencher a ficha de inscrição;
  • O comprovante do pagamento da taxa da inscrição será enviado automaticamente para o financeiro da faculdade;

 

Importante:

  • A seleção consiste em entrevista com a coordenação do curso (pessoalmente ou por telefone).
  • O valor do custo total do curso e formas de parcelamento serão encaminhados por e-mail; mediante solicitação.
  • A taxa de inscrição é devolvida apenas no caso de não formação de turma.

 

Entregar os DOCUMENTOS exigidos:

  • Cópia do certificado de escolaridade | diploma de graduação;
  • Curriculum Vitae (resumido);
  • Fotocópia do RG (não vale carteira de habilitação);
  • Fotocópia do CPF (vale carteira de habilitação);
  • Fotocópia da Certidão Civil: Nascimento (se solteiro). Casamento (se casado). Se viúvo(a), divorciado(a), separado(a) ou outro – apresentar documento compatível;
  • 01 Foto 3x4 (impressa e recente);
  • Requerimento de Matrícula*;
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais*.

Os referidos documentos devem ser enviados (preferencialmente) por Correios (tudo em um único envelope); mas também podem ser entregues pessoalmente ou enviados por E-mail.
O prazo para entrega é de sete dias antes do início das aulas.

NOTAS:

  • Após entrevista com a Coordenação do Curso é que o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  • Após o fechamento da turma (número mínimo de inscritos), a coordenação enviará uma correspondência (via e-mail), com instruções sobre sobre o início das aulas.
  • Junto a esta correspondência estará anexado: Requerimento de Matrícula* e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais*.
  • A Secretaria Acadêmica enviará, por e-mail, as instruções para o acesso ao Portal do Aluno (impressão dos boletos/notas das disciplinas); que serão fornecidos após o envio dos documentos acima mencionados, bem como Requerimento de Matrícula, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pagamento da taxa de inscrição.
  • Outros documentos podem ser solicitados, se necessário.

Coordenação do Curso: Karla Suenson Sales

Coordenação do Instituto da Família - FTSA
Geral: Iara Monteiro de Castro
Executiva: Sirlei Ferezin Walderramos

Instituto da Família - FTSA
Faculdade Teológica Sul Americana
Rua Martinho Lutero, 277 – Gleba Palhano
86055-670 – Londrina – PR
Fone/Fax: (43) 3371-0200

Envie-nos um email sobre o seu interesse e enviaremos mais informações. 
Escreva para ifamilia@ftsa.edu.br, com os dados abaixo:
Nome completo
Fones para contato (fixo e celular), com DDD
Cidade e Estado em que reside
Formação e atuação profissionall: