Pesquisa de curso se transforma em livro para ajudar os pais

Encontro de Psicólogos em Foz do Iguaçu terá representante do Instituto da Família – FTSA
5 de setembro de 2018
Profissionais se unem no combate à erotização
11 de novembro de 2018

Pesquisa de curso se transforma em livro para ajudar os pais

Pais em dificuldades, de primeira viagem, ou que desejam fortalecer a paternidade no cotidiano familiar, podem contar agora com um livro recheado de dicas e princípios cristãos. “O Resgate da Paternidade”¹ é fruto de pesquisa e do trabalho de conclusão de curso do pós-graduado Mário Sérgio L. Soares², que concluiu duas especializações no Instituto da Família – FTSA.

Foi durante a Especialização Desenvolvimento e Orientação da Família, que o autor resolveu abraçar o tema e desenvolver um trabalho terapêutico com grupos de homens. De 2012 a 2013, conversou com aproximadamente 60 homens. “Ao encerrar esse período e escrevendo o TCC, vi algo que já percebia, mas, que nas histórias e relatos desses homens ficou evidente. Vi o quanto a paternidade tem sido roubada e abdicada dentro das famílias e consequentemente na relação pais e filhos. Isso me impulsionou a escrever o livro com o objetivo de ajudar nessa questão”, explica.

O ponto principal do livro é recolocar o pai como um dos protagonistas na relação com seus filhos, tirando-o da posição de coadjuvante. Afinal, encarar o desafio de ser pai nos dias de hoje exige um compromisso com a missão de priorizar a família. Para o autor, é necessário que o pai assuma seu real papel no sistema familiar, não sendo ausente nem protetor demais. “Este homem precisa se conhecer, rever seus relacionamentos, o modelo de paternidade que teve, para então, ser um pai presente que provê as reais necessidades dos filhos, que coloca limites de uma maneira sensata e que ama os filhos incondicionalmente”.

Ao concluir a Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família (em 2016), Mário Sérgio conta que sua experiência no Instituto da Família – FTSA o ajudou a ter um olhar mais amplo e a perceber a necessidade do outro. “Tenho convicção de que como ser humano saí melhor do que entrei, pois, aprendi a me conhecer melhor e isso me levou a ter uma atitude de compaixão com aqueles que estão em sofrimento. Sendo assim, não posso deixar de enaltecer o aprendizado e a capacitação que recebi nesta instituição de qualidade”, agradece.

O livro também será destaque na Noite de Lançamentos promovida pelo Instituto da Família – FTSA no dia 9 de novembro de 2018, ao lado do recém-lançado “Combate à erotização e ao abuso sexual infantil: novas propostas” (que você pode conhecer aqui>>).

¹ O Resgate da Paternidade,Publicado pelo Ministério Multiplicação da Palavra (1ª IPI de Londrina). Contato: mmp@ipilon.org.br ou (43) 3376-7432
² Mário Sérgio Lambert Soares é graduado em Odontologia. Especialista em Desenvolvimento e Orientação da Família, Terapeuta de Casal e Família e atua na área de família na Primeira Igreja Independente de Londrina.

1 Comentário

  1. Elisabete de Barros Barbosa disse:

    Mário,
    Seu livro é ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *