Ilídio Fernando (Juka)

Pr. Ilídio, conhecido por Juka é casado com Elina e pai de uma filha de nove anos. Essa linda família Moçambicana, que tem servido ao Senhor na África, mudou-se para Londrina com o propósito de buscar em Deus maior capacitação para o ministério. Apesar de ser um aluno recente na FTSA, o pastor já coleciona muitas histórias e testemunhos para contar.


“Eu conheci a Cristo no ano de 2000, quando passei a sentir o prazer de ter um Pai que me ama e se importa comigo. Antes, eu vivia lamentando por crescer sem conhecer o meu pai carnal; hoje sou feliz por caminhar com o Pai que sempre cuidou de mim, desde muito antes de eu entender e reconhecê-lo como Pai. Eu ouvi uma voz falando no meu ouvido, no meu coração, dizendo “… Tu és meu filho; eu hoje te gerei” (Sl 2:7b).

Num dia, enquanto estava num acampamento com outros jovens, que juntos formávamos parte da liderança, tive a convicção da minha conversão e do meu chamado. Foi a partir daí que passei a dedicar minha vida para servir o Pai. Com auxílio de uma equipe missionária da OMS internacional foi criada uma equipe de liderança (5 jovens), da qual eu faço parte até hoje como fundador da denominação e da liderança nacional, reconhecida oficialmente pelo governo do meu país desde 2005.

Minha experiência ministerial tem sido de um processo para outro consoante com o meu chamado de trabalhar na liderança, cuidando do povo de Deus através do uso dos meus dons. Servi como líder dos jovens da igreja e me tornei o primeiro pastor ordenado da mesma. Com paixão pelas almas perdidas, estive envolvido numa equipe da igreja que tinha como objetivo “Toda Pessoa Para Cristo”. Por causa disso, senti a necessidade de voltar na área onde havia crescido e ali estabelecemos uma nova igreja em 2003, que continua funcionando até hoje assim como outras novas igrejas plantadas em volta do meu estado.

Servir a Deus constitui minha maior alegria, por isso senti-me desafiado a assumir um encargo de coordenar o movimento de plantação de igrejas em zonas ainda não alcançadas. Isto me levou até ao norte de Moçambique com ajuda de outro jovem que se tornou pastor e colaborador. Com esta oportunidade passei a trabalhar em equipe para melhor alcançar Moçambique para Cristo, passando a fazer treinamentos de capacitação da equipe.

Depois do meu casamento em 2005, o nascimento da minha filha em Janeiro de 2007, e com o crescimento da plantação de igrejas na zona norte que requeria estar sempre de viagem, eu e a minha esposa sentimos-nos direcionados a servir como missionários onde a necessidade era maior e precisava de mais atenção. Isto significava abrir mão do pastorado da igreja local, sair da nossa terra, nossa cultura, família e amigos, mas ir ao encontro da paz em nosso coração.

Deus nos usou neste campo missionário, pois, nos colocou em uma área estratégica para facilitar o trabalho em todo país. Cooperando com uma equipe de 11 pessoas, usando o movimento de multiplicação de igrejas, plantamos 110 igrejas, novos 110 líderes (futuros pastores) puderam passar da formatura no nível básico e técnico da Teologia em seis dos totais 10 Estados de Moçambique.

Devido às necessidades vividas no terreno, Deus permitiu que eu viesse a fazer parte de um grupo de pastores em Zambézia, em colaboração com uma organização chamada Associação Evangélica de Moçambique, onde deveria ajudar com treinamentos para os líderes e trabalhar numa equipe de dois responsáveis em todo o estado, coordenando um novo movimento de Processo de Desenvolvimento da Igreja e Comunidade, que tem como objetivo ajudar a igreja a fazer ministério holístico (missão integral) partindo da igreja para comunidade segundo suas necessidades.

Neste campo Missionário, Deus falou em nossos corações no sentido de estarmos mais preparados para melhor servir o seu povo (2Tm 2:15; Tt 2:14), vimos a necessidade de buscar melhor formação. Oramos e compartilhamos sobre o nosso novo foco de estarmos adequadamente preparados para o que Deus ainda tem para nós. Tempo depois, Deus abriu as portas para a minha esposa fazer um curso Técnico em Enfermagem em Saúde Materno Infantil, aonde viria a trabalhar como parteira. Esta escolha deu-se pelo fato de assistirmos várias mulheres não conseguirem chegar ao hospital, devido à distância. No início do ano passado recebemos a resposta das nossas orações, que era de nos capacitarmos mais em Teologia e na área da medicina. Assim, devíamos sair novamente da nossa terra, desta vez para o Brasil onde há uma oportunidade para aprender mais em Teologia.

Agora estamos ainda mais gratos ao nosso Pai, porque Ele nos colocou no lugar certo para a nossa formação. Estar como aluno na FTSA é uma boa oportunidade não somente para mim e minha família, mas, para todo o povo que está a nossa espera no campo missionário em Moçambique. A nossa visão é continuar a desenvolver o trabalho de capacitação com os pastores de diversas denominações que lá estão cuidando da saúde espiritual e saúde física do povo que Deus nos colocou como nossa responsabilidade.

Nossa oração é: Senhor, estamos em suas mãos, faça de nós o que bem ti parecer de modo a nos manter com vida, amor e disposição para o serviço no seu Reino.

Em tudo seja a bênção do Senhor!
Juka