fbpx
 
 

A REFORMA PROTESTANTE

... é classicamente reconhecida pelos 5 SOLAS:

SOMENTE A ESCRITURA - sola Scriptura

SOMENTE CRIST - solus Christus

SOMENTE A FÉ - sola Fide

SOMENTE A GRAÇA - sola Gratia

SOMENTE A GLÓRIA DE DEUS - soli Deo Gloria

Os 5 SOLAS não são apenas cinco fundamentos que marcaram o movimento da Reforma Protestante. E perdem sua razão de existir se estiverem separados um dos outros e ou não estiverem a serviço de um fenômeno maior! Qual?


SOLO MISSIO DEI

A Escritura (sola Scriptura), como um todo, revela a narrativa do plano de Deus para toda a criação, humana e não humana! Cristo (solus Christus) foi enviado ao mundo para cumprir a missão de Deus, para que “por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl. 1:20). O caminho é e sempre será pela fé (sola fide) e a graça (sola gratia)!

“Não é tanto o caso de Deus ter uma missão para sua igreja no mundo, mas que Deus tem uma igreja para sua missão no mundo. A missão não foi feita para a igreja; a igreja foi feita para a missão - a missão de Deus”.

Wright, Christopher J. H. The Mission of God: Unlocking the Bible's Grand Narrative. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2006, p. 62.

Se a missão é de Deus, qual é então o papel da igreja e seus participantes? Somos instrumentos nas mãos de Deus para que Jesus “reconcilie consigo mesmo todas as coisas” (Cl 1:20), pois Cristo “nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5:18-19).


SOLO GRATIA

“... justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3:7)

SOLO FIDE

“... vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2:20)

SOLO SCRIPTURE

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17

SOLUS CHRISTUS

“que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5:19)

SOLO DEL GLORIA

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rom. 11:26)


A melhor maneira para saber se você está sendo fiel ao movimento da Reforma Protestante é perceber seu compromisso com a missão de Deus no mundo! Não basta celebrar o passado. É preciso se engajar no presente!

Prof. Dr. Jorge Henrique Barro