fbpx
 
 

Fachada FTSA

 

AC Barro

História

Em 1989, um grupo de pessoas se reuniu no campus do Fuller Theological Seminary, em Pasadena, CA, nos Estados Unidos, com o sonho de iniciar uma escola de teologia no Brasil que tivesse uma proposta de ensino teológico diferenciada, capaz de oferecer uma formação abrangente, contextualizada e direcionada às necessidades das igrejas brasileiras e latino-americanas. O que se pretendia era preparar vidas, com um ensino que incluísse a preocupação com a espiritualidade do aluno, com a sua formação pastoral prática, com a perspectiva da missão e com uma abordagem bíblica, evangélica e próxima ao nosso contexto.

Naquela época, Antonio Carlos Barro estava terminando o seu curso de Ph.D. em Estudos Interculturais no Fuller. Após seu retorno ao Brasil, ele e seu irmão Jorge Henrique Barro, iniciaram os contatos para apoio e detalhes acadêmicos, tais como o currículo, professores e ementário. Em outubro de 1993, um grupo de líderes cristãos de Londrina apoiou a ideia da nova escola.

Assim, em 28 de Fevereiro de 1994, começou a funcionar o SEMINÁRIO TEOLÓGICO SUL AMERICANO - STSA, sem sede própria, mas já com 42 alunos da região. Este era o começo de uma história repleta de milagres e maravilhas que Deus fez neste grupo de líderes, alunos, funcionários e professores que por ele passaram.

De 1994 até hoje, quantas transformações! A principal delas ocorreu entre os anos de 1999 e 2000, quando o MEC reconheceu a teologia como curso de nível superior, deixando a denominação de Seminário para tornar-se Faculdade autorizada pelo MEC. A escola adequou-se à nova realidade e se tornou FACULDADE TEOLÓGICA SUL AMERICANA – FTSA.Uma história construída em mais de 20 anos, com a confiança de seus diversos apoiadores nacionais e internacionais; pastores e líderes cristãos; alunos já formados e que estão estudando; corpo docente; funcionários e aqueles que, de forma direta e indireta oraram e promoveram a FTSA durante todo este tempo e, principalmente, contando com Deus que fez deste sonho, realidade.

Campus

Também em 1999, a Faculdade Teológica Sul Americana adquiriu o terreno de sua sede, que está localizado numa área nobre de Londrina, próximo ao maior Shopping Center da cidade, o Catuaí. Está estrategicamente localizada próxima à estrada que liga Londrina à Curitiba (PR-445) e as várias universidades, como UEL, UNOPAR e Pitágoras. E por uma incrível “coincidência” situada na rua que leva o nome de um importante teólogo reformador, Martinho Lutero.

Hoje, a FTSA ocupa este terreno de 32.000 m², tendo 7.800 de área construída. Suas instalações são modernas e acolhedoras, com ambientes climatizados, salas de aulas completamente equipadas, sala de projeção, centro de eventos, cantina, quadras de esportes e biblioteca. Sua biblioteca conta com mais de 48.000 exemplares, a maior em conteúdo missiológico do Brasil.
 

Cursos

A Faculdade Teológica Sul Americana, oferece dezenas de cursos na área da teologia, tem mais de 2.000 alunos formados em seus cursos de Graduação, Pós-Graduação e de Extensão. São mais de 50 denominações cristãs representadas por seus atuais estudantes e alunos já formados, que atuam em diversos países como Canadá, EUA, Peru, México, Moçambique, Angola, Bolívia, Argentina, Paraguai, Inglaterra, Índia e Quênia, bem como nos mais diversos estados do Brasil.

Seu Curso de Bacharelado em Teologia Presencial é reconhecido pelo MEC desde 2005 e o Curso de Bacharelado em Teologia a Distância desde 2016. Em janeiro de 2009, a FTSA incorporou o Instituto da Família, oferecendo assim novas áreas de atuações e cursos de especialização lato sensu.

O corpo docente é altamente qualificado, formado por mestres e doutores. A FTSA adota o Pacto de Lausanne como referencial doutrinário e sua linha pedagógica é baseada no contexto Latino-americano e em uma teologia bíblica e prática, o que constitui o seu diferencial.

Em tudo somos gratos a Deus pelo privilégio de participar em sua missão!

Venha fazer parte da Família FTSA e dessa história!


ACESA

A Mantenedora da FTSA é a
Associação Cristã Evangélica Sul Americana (ACESA)


Missão da ACESA

A ACESA existe para criar, manter e desenvolver programas educacionais, culturais e sociais que promovam a integralidade do ser humano.

 

Visão da ACESA

A ACESA visa ser reconhecida como uma instituição cristã de projetos transformadores.

 

Valores da ACESA

Eixo Teológico

Deus e Sua glória são a razão de tudo que fazemos;
Divulgamos a fé cristã;
Atuamos na expansão do Reino de Deus;
Desenvolvemos ministérios na perspectiva da missão integral.

Eixo Relacional

Atuamos com excelência em tudo que fazemos;
Buscamos a verdade, integridade, justiça e compaixão em nossas relações interpessoais;
Tratamos uns aos outros de forma honrosa e respeitosa (sem distinção de sexo, raça ou credo).

Eixo Sócio-Eclesial

Atuamos em parceria com a igreja e a sociedade;
Promovemos a dignidade humana e o desenvolvimento comunitário como expressão do amor de Deus.


Sua Mantida,
a Faculdade Teológica Sul Americana, tem por visão, missão e valores:

Visão da FTSA

A FTSA visa ser reconhecida como referencial de excelência na formação de agentes da missão integral para a transformação da sociedade.


Missão da FTSA

A FTSA tem como missão preparar vidas para o serviço do Reino de Deus.


Valores da FTSA

Eixo Missão

Compromisso com a missão de Deus
Ministérios no poder do Espírito Santo

Eixo Mundo

O mundo como foco da missão integral a serviço do reino de Deus
Compromisso com e na transformação da sociedade

Eixo Igreja

Respeito às diferenças denominacionais
Corpo docente comprometido com a igreja local

Eixo Teologia

Teologia bíblica, evangélica e contextual
Diálogo interdisciplinar com as demais áreas do saber

Eixo Acadêmico

Excelência no processo ensino-aprendizagem
Formação de liderança servidora

Eixo Relacional

Prática de espiritualidade cristocêntrica e solidária
Projetos construídos em equipe


Objetivos

De forma geral, usando como referência os quatro eixos propostos pela UNESCO, a FTSA tem os seguintes objetivos estratégicos:

  • Crescimento no Ser: estimular o desenvolvimento de um caráter cristão solidário;
  • Capacitação no Saber: promover ensino e reflexão que compreenda a integralidade da vida humana;
  • Comunhão no Viver: construir um ambiente interno fraterno, de diálogo e respeito, e externo de integração com comunidades eclesiásticas e sociedade;
  • Compromisso no Fazer: estimular ações que transformem a sociedade em busca do bem comum.

Metas

De maneira mais acadêmica, a FTSA estabelece as seguintes metas ou finalidades:

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento político-cultural e social da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do ser humano e do meio em que vive;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica geradas na instituição.

Ênfases

A FTSA tem como fundamento para suas ações os seguintes pilares:

  • Espiritualidade Cristocêntrica e Solidária
  • Ministérios no Poder do Espírito Santo
  • Missão a Serviço do Reino de Deus
  • Teologia Bíblica, Evangélica e Contextual

A FTSA adota o Pacto de Lausanne como referencial doutrinário.


Diretoria

Presidente da ACESA (Mantenedora) - Rev. Eduardo Pellissier
Diretor Executivo Geral - Dr. Antonio Carlos Barro
Vice-diretor Geral - Dr. Jorge Henrique Barro
Diretor Acadêmico - Dr. Flávio Henrique de Oliveira Silva
Diretor Administrativo Financeiro - Agnaldo Malaguti

 


Sul Americana

Rua Martinho Lutero, 277
Gleba Palhano
86055-670 - Londrina, PR

43 3371 0200
contato@ftsa.edu.br