Livro sobre Marta é lançado por graduada da FTSA

Você com certeza conhece a história de Marta, irmã de Maria e Lázaro, registrada na Bíblia. Mas, qual a sua impressão sobre essa mulher que buscava servir a Jesus?

Carmem Valerio Martins (23), graduada na FTSA, em seu recente livro relembra a história de Marta e faz uma análise das narrativas bíblicas nas quais ela é mencionada para ampliar a percepção do verdadeiro dom do serviço. Além disso, aborda quais os dilemas enfrentados pela Igreja quando o assunto é servir e como o serviço agradável do Senhor tem se tornado um fardo. Confira no seu depoimento a seguir, como ela lidou com o desafio de lançar um livro com esta temática.

 


A ideia do livro “Invisíveis no servir: a linguagem do amor de Marta” surgiu enquanto eu trabalhava em uma editora aqui de Londrina que tinha uma demanda de publicações de livros teológicos, então, como teóloga da empresa, eu produzi o conteúdo a partir da ideia da editora.

O tema central da obra abrange particularmente a vida de uma grande personagem bíblica que é Marta, irmã de Maria e Lázaro e amiga de Jesus. O assunto principal trata de sua vida além da perspectiva do erro, da ansiedade e do estresse. Na verdade, eu não coloco essas afirmações como válidas diante da vida de Marta, mas trabalho outras lentes que podem ser usadas nos estudos sobre a vida dessa personagem, como, por exemplo, as do serviço genuíno e as do cuidado com o corpo de Cristo. Também discorro como urge mudarmos nosso entendimento do serviço cristão à luz da vida de Marta, porque vemos cada vez mais pessoas adoecidas com os excessos de atribuições em nossas comunidades.

Escrever e estudar sobre mulheres sempre fez parte da minha natureza. Eu cresci tendo contato com grandes mulheres, escritoras, professoras, poetizas e artistas que me incluíram nessa rede de cuidado e emancipação e que sempre me incentivaram a valorizar o trabalho feminino, tendo como primazia o estudo das mulheres da Bíblia.

A minha grande descoberta (que eu não chamaria de “descoberta”, visto que eu já sabia que iria me deparar com as seguintes afirmações) foi perceber o quanto a história de Marta está deturpada dentro de nossas igrejas. Durante o processo de escrita me encontrei diante de sentenças como “Maria estava certa e Marta estava errada”, “seja como Maria e não como Marta” dentre outras frases problemáticas vindas de um mundo que favorece a competitividade feminina, que diminui os valores das mulheres e invisibiliza suas histórias e contribuições.

A minha intenção desde o começo foi nadar contra essa maré opressora e violenta e possibilitar uma identificação com a vida de diversas mulheres, colaboradoras do Reino, que se encontram nas mais diferentes comunidades de fé. Sempre quis mostrar que ser como Marta não é um erro, e que ela pode ser considerada um exemplo do verdadeiro serviço ao próximo e a Deus.

Enquanto estava na graduação na FTSA, tive a oportunidade de participar de alguns projetos de pesquisa e extensão e entender o meu papel como pesquisadora da vida de mulheres ilustres, como parte desse corpo de colaboração feminino, como também pude colocar em prática aquilo que eu aprendia e pesquisava, descobrindo a minha força sendo uma mulher jovem e teóloga. Uma força que, eu espero, possa inspirar outras pessoas.

Carmem Valerio

 


O livro está disponível no site da Livraria Família Cristã >>

Conheça mais sobre a autora >>