Paulo Damião

Aos 60 anos, Rev. Paulo Damião celebra sua jubilação com lançamento de livro e honrarias de quem reconhece sua história marcada por testemunhos, amizades e exemplo de dedicação à obra do Senhor.

Paulo de Melo Cintra Damião, além de aluno da FTSA, tem aqui uma relação de amizade com muita gente. A começar comigo, assessora de comunicação da faculdade, a quem ele batizou em Paraguaçu Paulista aos 12 anos de idade. Em 1986, serviu na Junta de Missões da IPIB (atual Secretaria de Evangelização), quando conheceu o mestre Antonio Carlos Barro, no Seminário da IPIB, e juntos estabeleceram o Departamento de Missiologia.

Com Luís Silvério, a amizade começou quando o professor pastoreou a IPB em Presidente Prudente (SP) e ficando mais próxima quando o Rev. Paulo transferiu os créditos do Mestrado em Missiologia no Centro Evangélico de Missões, em Viçosa (MG) para especialização na FTSA. Neste final de semana, os dois estiveram juntos novamente em Prudente, nas cerimônias de jubilação e no lançamento do livro do Rev. Paulo.

O livro “A Ecologia e o Ministério da Reconciliação” tem como objetivo pensar a missão da Igreja a partir da criação, levando em conta o Mandato Cultural e sua relação com o Mandato Missional, tudo isso baseado na afirmação do Apóstolo Paulo: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo e nos deu o ministério da reconciliação”, explica Damião.

Para o autor, o livro, que surge num contexto de grave crise hídrica em todo o mundo, procura despertar a Igreja para que ela contribua na formação de gerações de empresários que sejam prósperos, mas que, também mantenham o equilíbrio da natureza. “A ciência tem se multiplicado como manifestação do domínio humano, mas, tem havido falhas em guardar ou manter o equilíbrio do ecossistema”, argumenta. O livro é fruto de uma longa pesquisa e do trabalho de conclusão de curso editado na UniCesumar.

Filho do saudoso Rev. Luthero Damião e de Maria José Damião (D. Santa), Paulo nasceu em Muzambinho (MG). Formou-se em Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas (SP) e foi ordenado pastor da IPIB no dia 06/01/1979. Pastoreou as igrejas IPIs de Paraguaçu Paulista e Martinópolis e foi auxiliar do seu pai na IPI Central de Presidente Prudente de 1979 a 1986. Em 1987, por causa da jubilação de seu pai, assumiu o pastorado titular até 2012. Na FTLA recebeu o título de “Master Of Divinity”, lato sensu.

Paulo Damião é casado com a Profa. Léia Maria, com quem teve os filhos: Tiago, casado com Josiane e pai do Lucca, pastor da IPI de Campo Mourão (PR) e Luthero Neto, casado com Mônica, pastor auxiliar da Comunidade Batista de Moema (SP).