Por que estudar a História do Pensamento Cristão?

A maior parte dos currículos de cursos de graduação em Teologia tem a História como uma de suas disciplinas parceiras, com foco recaindo, principalmente, na História da Igreja ou do Cristianismo de modo mais geral. Com um olhar voltado para os cenários religiosos, culturais, sociais e políticos, seus principais personagens, momentos e fatos mais marcantes. Não é raro que o pensamento seja estudado como um epifenômeno de quaisquer desses cenários acima mencionados, um fator de importância secundária. Talvez seja uma questão de foco. Mas isso, claro, provoca uma lacuna na formação teológica, afinal, sabemos que as ideias e palavras moldam e criam mundos.

Tendo essa lacuna particular em mente, nosso curso se propõe ser uma especialização em História do Pensamento Cristão, com foco na biografia e no pensamento dos personagens, bem como nas correntes teológicas e movimentos que se originaram delas nesses mais de dois mil anos de cristianismo. Ou seja, estudaremos o pensamento cristão da antiguidade às chamadas tendências pós-modernas ou mais contemporâneas, observando as diferentes facetas que a fé foi assumindo ao longo da história e, como consequência, também a Igreja e a Missão de Deus.

Considerando isso, é hora de responder pontualmente à pergunta: por que estudar história do pensamento cristão? Aqui vão três razões básicas:

1. Porque seu autoconhecimento na fé envolve tanto uma análise de seu estado presente, como passado. Você pode não ter vivido no tempo de Agostinho ou Lutero, mas a fé que você professa é algo que sobrevive em você, graças à ação do Espírito em seu interior e na história, através da fé de seus antepassados.

2. Porque a prática e o ensino da fé cristã não se dão num hiato histórico, mas em um processo de transmissão entre continuidades e rupturas. Ou seja, você é parte de uma tradição – independente se sua denominação tem uma década ou cem anos de existência.

3. Porque reconhecer nossa filiação com esse passado é o que nos ajuda a dar sentido ao presente. Com a consciência do que o Espírito fez através da Igreja e seus pensadores, na história, mantemos viva a esperança do que Ele há de soprar e fazer através de gerações, no momento atual e em tempos vindouros.

Acreditamos que a Pós-Graduação em História do Pensamento Cristão da FTSA será um excelente instrumento de auxílio para a formação de pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a história da Igreja e do Cristianismo pelo viés de suas principais correntes de pensamento e do diálogo com seu contexto, com vistas a entender melhor porque pensamos como pensamos em matéria de fé cristã nos dias de hoje.

Espero que você esteja convencido de que ser nosso(a) estudante nesse curso é um excelente investimento em sua vida e ministério.

Prof. Jonathan Menezes

 

acessar o curso