Professores da FTSA lançam livro sobre teologia e contemporaneidade

Uma coincidência inconformada – Pessoa, Sociedade e Igreja na contemporaneidade (Editora Recriar) é o título do livro escrito em parceria pelos professores Jonathan Menezes, Mariana Schietti e Felipe Nakamura; que será lançado na FTSA durante o primeiro Seminário Temático do ano, no dia 3 de abril.

Eles se uniram durante a pandemia para escrever sobre teologia contemporânea para a graduação online e perceberam que o tema poderia ser ampliado e compartilhado não apenas com os alunos do curso. O trabalho é fruto de uma profunda reflexão, mas também da vivência que eles experimentam na práxis cristã que flui na vida pessoal e nas atividades ministeriais que desenvolvem na Igreja.

Convidado a falar sobre o livro, Jonathan Menezes, que é autor de “Humanos, graças a Deus” (2018) e no “No caminho do bem” (2021), ambos da Editora Recriar e outros títulos, contou sobre a parceria na escrita e a abordagem central do livro. Confira!

 

Como nasceu a parceria para este novo livro?

Esse livro nasceu de um esforço conjunto de pensar e pulsar a teologia no mundo contemporâneo. Em 2020, quando ainda estávamos isolados em função da pandemia do covid-19, recebi a incumbência de escrever uma disciplina para nosso curso de bacharel em teologia online, sobre teologia contemporânea. Depois de desenhar o programa, senti que faltava algo. O isolamento já era suficientemente penoso, então pensei: por que não convidar dois colegas para escrever comigo?
Seria uma experiência inédita para mim, acostumado a escrever sozinho, e provavelmente para eles também. A participação intensiva de ambos na escrita, com sugestões e na revisão, foi fundamental para que chegássemos ao resultado final, que agora mais gente terá chance de acessar. Esse livro é uma prova de que é possível fazer teologia na companhia de amigos, e que, quando é assim, torna-se uma jornada menos penosa, e mais uma aventura alegre.

Qual é a tese central do livro?

Escolhemos três lentes particulares que orientaram nosso olhar-pensar-pulsar do e sobre o contemporâneo: pessoa, sociedade e Igreja. A tese básica que envolve e atravessa essa escolha, e que entrelaça esses temas, é a de que: (1) A compreensão teológica da contemporaneidade passa, antes de tudo, por uma séria reflexão sobre nossa pessoalidade, isto é, nossa identidade como pessoas vivendo, pulsando e pensando uma época, mas com uma singularidade que lhes é própria – afinal, cada pessoa é única.
(2) Assim, não se pode ler e interpretar os “sinais” dessa época, da vida coletiva, em sociedade, sem uma sensível consideração da relação entre o particular (o que concerne à pessoa) e o todo (a sociedade), sob o risco de que vivamos expurgando demônios forjados à nossa imagem e semelhança, nos escombros de nossa humanidade negligenciada.
(3) Portanto, as luzes e as sombras da pessoa são tanto reflexos quanto geradores de um tipo de sociedade e, como tal, também de um tipo de Igreja. Que a Igreja, como sociedade alternativa movida pelo Espírito, precisa com urgência tanto discernir seu tempo quanto resgatar sua natureza testemunhal, a fim de que seja luz em meio às trevas do contemporâneo, sendo, antes, contemporânea do Messias.

 

Sobre os autores

Jonathan Menezes – Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), teólogo, professor na Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), pastor da Igreja Presbiteriana do Caminho, Londrina. Também autor de Espiritualidade em transformação (2015), Humanos, graças a Deus (2018), No caminho do bem (2021), e Frank Ankersmit: a metamorfose do historicismo (2021). Comanda um podcast semanal chamado Podcast do Caminho, com mensagens e conversas sobre espiritualidade cristã.

Mariana Schietti – Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), teóloga, professora e tutora na Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA). Mestra em Teologia pela PUC-PR, Bacharela em Teologia pela FTSA e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Também autora de Missões: pelas trilhas do mundo a caminho do Reino (2021), além de diversos capítulos e artigos na área de Teologia e Bíblia.

Felipe Nakamura – Mestre em Educação Física, teólogo, professor e tutor na Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA). Pastor da Igreja Evangélica Holiness de Londrina. Pós-graduado em Bíblia: comunicação e interpretação pela FTSA, Bacharel em Teologia também pela FTSA e em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

O livro Uma coincidência inconformada – Pessoa, Sociedade e Igreja na contemporaneidade traz na capa uma das obras do professor e artista, Antonio Carlos Barro. Para acessar o site da Editora, clique aqui>>