Semana Pedagógica e os novos projetos da FTSA

Um olhar direcionado às crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade foi um dos destaques entre os temas abordados na Semana Pedagógica da FTSA, realizada na última semana com professores, tutores e colaboradores. O diretor acadêmico, Jorge Barro, reforçou o compromisso da instituição em prosseguir com uma visão mais prática da missão integral.

Segundo Barro, a Faculdade Teológica Sul Americana pretende estar mais envolvida nas esferas social e sustentável, promovendo ações que levem seus estudantes mais perto das comunidades. O professor apresentou o Núcleo de Inteligência Social (NIS) que vem sendo criado com base nos resultados de vários indicadores (IDHM, IVS, IBEU, IBGH) e falou também da Transformação Social Sustentável (TSS), um processo de intervenção de 12 a 16 anos em locais de miséria no chamado 371-5c, ou seja, nos 371 municípios mais miseráveis do Brasil.Ainda como pauta dessa visão, o diretor anunciou a coalizão ChildFund-SEPAL-FTSA. O ChildFund é uma das mais antigas agências humanitárias de desenvolvimento infantil do mundo, por meio de apadrinhamento. Está no país desde 1966 e, em 2017, ganhou o selo entre as 100 melhores Ongs do Brasil. Assim como ChildFund, a Sepal – Servindo aos Pastores e Líderes – também está alinhada com a questão missionária e social, apoiando e treinamento pastores e líderes no Brasil e exterior. A Sepal é uma missão internacional, estabelecida no Brasil desde 1963 e faz parte da Aliança Global OC, uma mobilização missionária ao redor do mundo. Saiba mais sobre a coalizão>>

Um novo projeto que alinha a instituição com a questão sustentável também foi revelado. Os professores Julio Zabatiero e Jorge Barro e Welinton Silva, um dos diretores da Visão Mundial, estão organizando um livro sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “É a FTSA produzindo reflexão bíblica-teológica-missiológica, conectada com o mundo, a partir de uma agenda global para um mundo melhor, mais justo e mais humano”, disse Barro.

Em seguida, trouxe à tona uma relevante reflexão: Quais as tendências da igreja para um futuro próximo? Para onde a igreja está indo? Como delineador de uma possível resposta, o diretor apresentou um artigo de Thom Rainer que destaca 10 tendências críticas para a igreja em 2018. O autor revela um estado crítico das igrejas no contexto norte-americano atual e afirma que muitas comunidades já não são mais amigáveis às igrejas locais. Porém, ele destaca que há piedade, esperança e possibilidades para essas igrejas e apresenta as tendências que devem ser levadas em conta.

A Semana Pedagógica foi encerrada na sexta-feira, dia 25, com um almoço de confraternização entre todos os colaboradores da FTSA.