Seminário abordou a urgência da justiça social como pauta da igreja cristã

Justiça social é um dos temas, entre outros, para os quais a teologia é convidada a dialogar. Ainda que seja tabu para muitos cristãos, é preciso trazer luz a essa questão amplamente abordada nas Escrituras. E foi para isso que o primeiro Seminário Temático de 2022 da Faculdade Teológica Sul Americana – Justiça Social: Referenciais bíblicos, teóricos e práticos para a promoção de uma sociedade mais justa – reuniu docentes, estudantes dos cursos de Teologia (presencial e online) e a comunidade para um debate sobre o assunto.

O Seminário Temático, realizado nos dias 4 e 5 de abril, abordou a temática, propondo alguns referenciais focados na construção desse diálogo. No primeiro dia, os docentes Ênio Caldeira e Denise Américo apresentaram a justiça social em perspectiva bíblica, tanto a partir do AT quanto do NT. Já na segunda noite, o seminário trouxe um aprofundamento do tema e suas configurações contemporâneas, apresentando as estatísticas alarmantes sobre a pobreza em nosso país. Os professores Antônio Carlos e Vanessa Carvalho fizeram referência às questões das lutas em favor da diminuição de desigualdades e suas implicações atuais para a igreja.

Algumas perguntas foram respondidas, e outras ainda seguem para a reflexão e busca de novos caminhos para quem deseja fazer diferença na sociedade. Como essas questões dissertadas pelos preletores durante o evento: Por que a justiça de Deus é compreendida como proteção e preservação da vida? Em que sentido a expressão justiça social é apresentada pela pessoa de Jesus? Qual a realidade da desigualdade no Brasil e quais as lutas enfrentadas? Para a promoção de uma sociedade mais justa, como a comunidade local é potencialmente uma agência da justiça social?

Professor Antonio Carlos também destacou algumas iniciativas que podem ser adotadas pela Igreja, como resposta às necessidades urgentes do povo e como prática da missão de Deus. Citou o livro “Porque Deus amou o mundo: igreja e ODS” (Ed. Descoberta), produzido a partir de uma coalizão de 13 organizações que tem por objetivo aproximar as comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil para um diálogo dinâmico e fecundo, em busca de um mundo melhor e mais justo para todos.

Todo conteúdo, dos dois dias de seminário temático, pode ser visto (e revisto) no canal do Youtube da FTSA. Veja links abaixo.

1° Seminário Temático 2022 | Justiça Social – 1° dia >>

1° Seminário Temático 2022 | Justiça Social – 2° dia >>

 

Leia também aqui>>  JUSTIÇA SOCIAL E AS LUTAS PELA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. Texto adaptado do original: PEREIRA, V. C. M.; BARRO, A.C.; BARRO, ODS 10: redução das desigualdades. In: ZABATIERO, J.P.T.; SILVA, W.P. Porque Deus amou o mundo: igreja e ODS. Ed. Descoberta. Londrina, 2018.