Teologia do Jubileu Bíblico

Você já ouviu falar do Jubileu bíblico? Tem ideia do que isso significa? Sabe qual o motivo pelo que veio a existir? Serve ainda para hoje?

Jesus ao começar o seu ministério público menciona o Jubileu na declaração do seu manifesto, da sua missão, inserindo esta frase: “e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:19) que em outras versões se traduz como “o ano da graça do Senhor”.

A profundidade bíblica e teológica de Jesus é impressionante! Ele faz ecoar sua voz naquela pequena cidade de Nazaré, no púlpito da primeira sinagoga onde falou, com o rolo de Isaías (61) nas mãos, fitando seus olhos naquela audiência nada amigável e ali, diante daqueles ouvintes, ilumina o Jubileu.

Faz isso traçando uma linha hermenêutica com o Pentateuco, passando pelos profetas e, quem sabe numa pausa, ao olhar para os presentes, balançando sua cabeça, diz em tom afirmativo: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (v. 21).

Eis aqui Jesus se identificando como o Messias prometido, que veio também para proclamar “o ano da graça do Senhor” o qual seria experimentado nEle e por meio dEle! Jesus é o cumprimento do Jubileu. Que boa nova de grande alegria e libertação!

E quais são as implicações do Jubileu para nós e a igreja hoje? É um instrumento de Deus contra a injustiça e imperfeição humana, que é fruto do pecado e promovem injustiça social? Faz ainda o Jubileu parte da missão de Deus para redefinir todas as áreas da vida, trazer libertação e restauração, especialmente aos pobres e vulneráveis?

Vamos falar um pouco sobre isso na próxima LIVE. Aceite nosso convite! Compartilhe com seus amigos. Deus certamente usará esse tempo juntos para animar nossas vidas diante de um mundo cheio de pessoas tão desumanas e insensíveis ao próximo.

Te espero!
Jorge H. Barro

 

Assista no Youtube>>