“Do impasse a intimidade: Um enfoque integrativo multicultural para a terapia de casal” é o tema do Workshop Internacional 2020 do Instituto da Família – FTSA que acontece nos dias 30 e 31 de outubro com a psicoterapeuta especialista em terapia de casal e família Michele Scheinkman (LCSW, Mestre).
O tema reflete uma necessidade, diante das significativas mudanças sociais e culturais, de que os parceiros reflitam sobre os seus desejos e negociem a forma de intimidade que gostariam de ter. É aí que o terapeuta bem preparado pode fazer toda a diferença.
Durante o Workshop serão apresentados dois conceitos básicos para orientar o terapeuta a facilitar a busca de intimidade, minimizando imposição de valores culturais e alinhando o trabalho terapêutico com o desejo e carências particulares de cada casal.
1) O Ciclo das Vulnerabilidades é uma ferramenta teórica e clínica para auxiliar o terapeuta a transformar impasses de casais, auxiliando-os a saírem de posições reativas para um diálogo construtivo sobre o que almejam ter.
2) O conceito multicultural de Intimidade é um enquadre teórico e clínico para orientar o terapeuta em como pensar sobre a intimidade, para que possa explorar significados exclusivos de cada parceiro. O conceito proposto leva em conta diversos processos relacionais que podem vir a ser necessários para a sustentação e resiliência da intimidade ao longo do tempo.
Michele Scheinkman é psicoterapeuta especialista em terapia de casal e família em Manhattan, NY, reconhecida por suas inúmeras contribuições em pesquisas e programas de estudo. É membro do corpo docente no Ackerman Institute for the Family, New York. É ex-diretora do Centro de Formação no Chicago Center for Family Health – University of Chicago. Foi consultora multicultural no Roberto Clemente Center, no East Village, NY.
Ao longo de sua carreira ministra workshops nos Estados Unidos, America Latina, Europa e Ásia. Seus artigos sobre terapia de casais tornaram-se peças centrais na maioria dos programas de treinamento nos EUA como: Desarmando o ciúme na terapia de casais: uma abordagem multidimensional; A abordagem multinível: um roteiro para terapia de casais; Além do trauma da traição: repensando a infidelidade em Terapia de Casal; O ciclo de vulnerabilidade: trabalhando com impasses na terapia de casal. Em coautoria com Mona Fishbane foram publicados outros artigos no Family Process, como Amantes: uma visão multicultural sobre infidelidade no trabalho de Psicoterapia.
Para saber mais acesse a página oficial>>